CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

DEPUTADO ROMÁRIO COLHE ASSINATURAS PELA ABERTURA DA CPI DA CBF

COPA DO MUNDO
O deputado Romário (PSB-RJ) protocolou requerimento para instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar suspeitas de corrupção na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e questões como contratos fantasmas feitos com auxílio de laranjas, enriquecimento ilícito de dirigentes na CBF, pagamentos ao atual presidente e convocações consideradas estranhas. Para o ex-craque Romário, a confederação é uma “caixa-preta” que esconde informações que deveriam ser de amplo conhecimento público.
“A gente não sabe o que acontece lá; a gente não sabe, por exemplo, por que o presidente se dá aumento. Não sabemos por que a CBF tinha um contrato com uma empresa árabe que caiu de valor, ninguém sabe de nada. Só existe sacanagem, falcatrua e muitas outras coisas.”
Em pouco mais de um dia, Romário conseguiu o apoio de 188 deputados que assinaram o documento. Mas, a instalação da CPI ainda precisa percorrer um longo caminho para, de fato, começar a trabalhar. Isso porque, pelo regimento da Câmara, a Mesa Diretora deverá conferir as assinaturas e verificar se há um fato determinado para a abertura da comissão de inquérito. Depois, o pedido entra em uma lista, que já conta com outros nove requerimentos. Mas só cinco CPIs podem funcionar simultaneamente. Por isso, seria necessário aprovar um Projeto de Resolução para conseguir a instalação de uma sexta comissão de inquérito, como a da CBF.
No entanto, Romário acredita que a CPI começa a funcionar no início do próximo ano.
“Se eu fosse presidente da Casa, eu colocaria essa CPI como uma das primeiras, logo na abertura do próximo ano. Resolvendo o que está aqui, aquelas pessoas que fazem mal para o futebol, que são corruptas e hoje denigrem a imagem do futebol brasileiro, com certeza em 2014 não estarão presentes”, afirmou.
Prioridade
Por causa da fila de comissões de inquérito à espera de instalação, o deputado disse que algumas investigações devem ter priorizadas.
“Não que esta seja mais importante, mas existem CPIs que têm mais prioridade que outras”, afirmou Romário. Ele defendeu “atenção especial” à comissão de inquérito contra a CBF.
“É abrir definitivamente a caixa-preta da CBF, e saber o que está acontecendo e saber se as pessoas que estão lá prestam ou não”, disse Romário.
Apoios
Romário disse que ainda não conversou com nenhum candidato à presidência da Câmara para fazer algum acordo. “Apenas pedi assinatura para meus colegas e apenas dez disseram não, mas de uma forma muito educada. Alegaram que ainda não tinham conversado com suas lideranças”, explicou. ­O deputado disse que a imagem do Brasil, em evidência por causa da Copa do Mundo, está muito prejudicada. 
Para Romário, o ex-presidente da confederação Ricardo Teixeira (foto) é o grande responsável por tal prejuízo. “Acredito que a CPI tem a grande possibilidade de limpar o que foi sujo e daqui para frente deixá-la limpa.”
Transparência
O ex-jogador de futebol defende que as regras assinaladas pela Lei de Acesso a Informações Públicas para todos os órgãos públicos também deveriam ser adotadas pela CBF.
- “A CBF não recebe dinheiro federal mas é isenta de impostos. Eu sou bastante favorável que ela abra um portal de transparência para que todos saibam. Mas, como só existe sacanagem, falcatrua e muitas outras coisas, não tem como. Senão, serão presos antes mesmo que a gente abra a CPI”, finalizou Romário.
Fonte: Correio de notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário