CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

sábado, 2 de fevereiro de 2013

MARCIO BITTAR E JORGE VIANA REPRESENTAM O ACRE NAS MESAS DIRETORAS DA CÂMARA E DO SENADO FEDERAL

MÁRCIO BITTAR (PSDB-AC), 1º SECRETÁRIO DA CÂMARA FEDERAL
Depois de meses trocando farpas por causa da ordem de escolha dos cargos da Mesa Diretora, PSDB e PSD finalmente entraram em acordo. 
Com o mesmo número de deputados, os dois partidos pleiteavam a prioridade sobre o outro na escolha de cargos. Ameaçara, inclusive, recorrer ao Supremo Tribunal Federal caso não tivessem esse direito reconhecido. 
Ontem, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), anunciou que a decisão sobre a prevalência de indicações foi tomada após acordo entre as duas legendas. Como é a agremiação mais antiga, o PSDB apontará a preferência antes do PSD. 
“Isso contribui para que a eleição seja tranquila e sem pedidos de intervenção do Judiciário na Câmara”, comemorou Maia. 
 A intenção dos tucanos é manter a primeira-secretaria da Casa, cargo cujo ocupante é considerado uma espécie de prefeito, responsável por todas as questões administrativas da Cãmara dos Deputados. O posto que está ocupado hoje por Eduardo Gomes (PSDB-TO) deve ficar com Márcio Bittar (PSDB-AC).
O PSD de Gilberto Kassab deve se contentar com a segunda vice-presidência, vaga que inclui a corregedoria da Casa. “Houve um pedido para que não houvesse judicialização das eleições e, sob protesto, aceitamos o acordo”, explicou o líder do PSD, Guilherme Campos (SP). A bancada ainda vai enfrentar uma disputa interna pelo cargo entre Fábio Faria (RN), José Carlos Araújo (BA) e Julio César (PI). (AC)

JORGE VIANA (PT-ACRE) 1º VICE-PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL
Senador acreano é escolhido por 65 votos para o cargo da Mesa Diretora.

O senador Jorge Viana foi eleito nesta sexta-feira, por 65 votos favoráveis, para a 1ª Vice-Presidência do Senado. Ele estará à frente do cargo da Mesa Diretora pelos próximos dois anos. O senador do Acre foi indicado pela bancada do PT, que tem a segunda maior bancada. “É um grande desafio. Espero ajudar na construção do diálogo, recriando o ambiente político no cenário nacional”, comentou. “É importante para o Acre. Quero ajudar o governo e a nossa instituição. Farei o que estiver ao meu alcance para desempenhar bem essa função e atender às expectativas do nosso querido estado do Acre, da Amazônia e do Brasil”.
Jorge Viana substitui o colega de bancada Aníbal Diniz(PT-AC), eleito no ano passado no lugar da atual ministra da Cultura, Marta Suplicy, que se licenciou do parlamento para assumir a pasta no governo federal. O senador lembrou que o governador do Acre, Tião Viana (PT), também foi vice-presidente do Senado. “Vou trabalhar duro para honrar os votos do povo do Acre”, afirmou.
O novo presidente do Senado é Renan Calheiros(PMDB-AL), eleito por 56 senadores contra Pedro Taques (PDT-MT), que obteve 18 votos. Ele substitui o presidente José Sarney (PMDB-AP). 
O PT fez ainda a indicação da senadora Ângela Portela (PT-RR) para a segunda secretaria para a composição da nova Mesa Diretora, respeitando a proporcionalidade das representações partidárias.
Cabe ao 1º vice-presidente substituir o presidente do Senado, inclusive em momentos de votação. Jorge disse que quer colaborar para a construção de consensos. “O esforço é de manter um canal de diálogo franco e aberto não apenas no Senado, mas com as forças representativas da sociedade brasileira”, disse.
Engenheiro florestal formado pela Universidade de Brasília (UnB), Jorge Viana tem 53 anos e está em seu primeiro mandato como senador. Em 1992, foi eleito prefeito de Rio Branco, capital do Acre. Em 1998, disputou o governo do estado e obteve a vitória no primeiro turno. Em 2002, foi reeleito governador com 64% dos votos.
O PT escolheu ainda o senador Wellington Dias (PT-PI)como o novo líder do partido no Senado. O mandato será de um ano. Wellington substituirá o líder Walter Pinheiro (PT-BA).
Fonte: Contilnet.com e Ecos da noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário