CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

quinta-feira, 18 de abril de 2013

ACREANA É SELECIONADA PARA EXPOSIÇÃO MULHER ARTESÃ BRASILEIRA EM NOVA IORQUE

O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e a Associação Brasileira de Exportação de Artesanato (Abexa), tornam público, no início desta semana, a seleção das artesãs para a exposição Mulher Artesã Brasileira, a ser realizada na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, Estados Unidos, no mês de setembro de 2013. Entre as selecionadas, está a acreana Raimunda Pinheiro (Kaxinawa).
A artesã, que faz parte da Associação das Produtoras de Artesanato das Mulheres Indígenas Kaxinawa, de Tarauacá e Jordão, foi selecionada entre 15 artesãs em 12 Estados, sendo considerada a que melhor representa o artesanato brasileiro.
A intenção é contribuir para um olhar artístico mais abrangente,sensível à diversidade de linguagens que integram o panorama da produção artesanal brasileira.
Além de investigar o momento atual do artesanato no país, a exposição Mulher Artesã Brasileira propicia às contempladas a oportunidade de aprimoramento profissional por meio de ações formadoras, tais como: ações de difusão através de uma exposição de fotografia e de objetos, participação em uma palestra e divulgação na mídia, dentre outras.
“O PAB foi instituído com o fim de potencializar oportunidades de desenvolvimento do setor artesanal e gerar trabalho e renda. O programa visa preservar a cultura regional mediante o artesanato, e é exatamente isso que nós procuramos aplicar junto aos artesãos da nossa região; através destas exposições, podemos observar que o artesanato acreano está se consolidando cada vez mais”, ressalta a secretária de Turismo, Ilmara Lima.
Também compõem o programa as ações de pesquisa, documentação,reflexão e divulgação através da produção visual contemporânea brasileira, em forma de publicações específicas (livro de arte e documentário) para estabelecer um intercâmbio entre as diversas realidades regionais.
A avaliação dos projetos inscritos e das respectivas proponentes foi realizada por uma comissão composta por profissionais da Abaxa, Programa do Artesanato Brasileiro do Ministério do Desenvolvimento (PAB), Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e do Sebrae, no dia 12 de março, com objetivo de verificar se as proponentes cumpriam as exigências da exposição.
 Fonte: Contilnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário