CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

domingo, 14 de abril de 2013

MOMENTO SAÚDE: SAIBA TUDO SOBRE ÚLCERA, SINTOMAS, TRATAMENTOS E PREVENÇÃO

Úlcera, sintomas, tratamentos e prevenção.
Dores de estômago diariamente, perda de apetite, sensação de estômago cheio, pode ser úlcera. Todo mundo já sentiu isso algumas vezes, mas a repetição desses sintomas por dias seguidos pode ser um aviso de que algo está errado com seu corpo. Um dos diagnósticos possíveis para esse quadro é a úlcera.
A úlcera é uma ferida que, no aparelho digestivo, pode surgir no estômago ou no duodeno. O vilão da história é o ácido clorídrico, que inicialmente provoca uma inflamação na mucosa do estômago, à qual se segue uma erosão e, por fim, a úlcera.
Segundo o cirurgião do aparelho digestivo Dênis Pajecki, “as úlceras duodenais são as mais comuns e são causadas, em grande parte, por uma bactéria”.
Comum tanto em homens quanto em mulheres, de todas as idades, as causas e o tratamento da doença sempre foram um desafio para a medicina.
As causas da úlcera
Uma bactéria chamada Helicobacter pylori é, atualmente, a maior responsável pelo aparecimento de úlceras. Segundo o cirurgião do aparelho digestivo Dênis Pajecki, 95% das úlceras são causadas por essa bactéria.
O tabagismo é outro fator que pode provocar úlcera. A Federação Brasileira de Gastroenterologia ainda coloca como um dos fatores causadores de úlceras os medicamentos antiinflamatórios não hormonais, uma vez que eles aumentam consideravelmente a quantidade de ácido clorídrico no estômago.
Como posso descobrir se tenho úlcera?
O principal sintoma da úlcera é a dor de estômago, na região superior do abdome. De acordo com o lugar da dor, é possível perceber que tipo de úlcera a pessoa tem.
O tipo mais comum é o duodenal, que se manifesta principalmente quando a pessoa está em jejum prolongado. Nesse tipo de úlcera, a dor é aliviada quando a pessoa come, pois o alimento funciona como um tampão da ação do ácido clorídrico.
Outro tipo de úlcera é a gástrica, que, ao contrário da duodenal, piora quando a pessoa ingere o alimento. Esse tipo é mais comum nos idosos.
Mas os sintomas não param por aí. A Federação Brasileira de Gastroenterologia também cita como sintomas comuns de úlcera as náuseas, vômitos, perda de apetite, sensação de estômago cheio e, em casos mais graves, sangramento e hemorragia que podem levar à anemia.
As pessoas com esses sintomas devem procurar um gastroenterologista.
Estresse e úlcera
Você já ouviu alguém dizendo que estresse causa úlcera? Ou já disse isso alguma vez? Se sua resposta é sim, cuidado. A úlcera não é causada por estresse.
“Dizer que uma pessoa tem úlcera por causa de estresse é mentira”, afirma o cirurgião do aparelho digestivo Dênis Pajecki. Segundo o cirurgião, o estresse pode contribuir para o desenvolvimento de qualquer doença, mas não é o responsável pelo aparecimento da úlcera.

O que acontece, na verdade, é que muitas vezes essa situação de estresse leva a pessoa a fumar mais, a comer mal, e esses fatores aumentam as chances da doença aparecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário