CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

terça-feira, 4 de junho de 2013

ACRE PODERÁ TER QUATRO NOVOS MUNICÍPIOS

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (4) o texto-base do projeto de lei que poderá motivar a criação de 400 novos municípios. No Acre quatro regiões já manifestaram interesse pela emancipação: Segundo Distrito de Rio Branco, Humaitá e Santa Luzia (no Juruá) e Campinas (em Plácido de Castro).
Novas regras no texto substitutivo com alterações foram aprovadas. Entre elas estão às exigências para incorporação, fusão, criação e desmembramento de municípios e determina que distritos poderão se emancipar após a realização de um plebiscito.
Para a criação de um novo município deverá ser protocolado na Assembleia Legislativa de cada estado um pedido com assinatura de 20% dos eleitores residentes na área geográfica em questão. Se a situação for de fusão ou incorporação, o requerimento de criação deverá ser subscrito por 10% dos eleitores residentes em cada uma das cidades envolvidas.
Ainda de acordo o texto aprovado pelos deputados, “um estudo de viabilidade” deverá ser coordenado pela Assembleia Legislativa que observará a viabilidade financeira e populacional e por último, um plebiscito definirá a criação ou não da nova cidade.

Até às 22 horas desta terça-feira os deputados votavam as emendas ao Projeto de Lei Complementar.
Fonte: Jornal Ac24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário