CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

DENÚNCIA DE URNAS VIOLADAS E OUTRAS FRAUDES PODE ANULAR ELEIÇÃO DO SINTEAC

Como era esperado, o processo eleitoral que elegeu a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) foi marcado por muito bate-boca, confusão e acusações sobre denuncias de fraudes. Durante a apuração dos votos, que ocorreu na quadra de esportes do Colégio Acreano, a comissão eleitoral teve que pedir reforço policial para conter os ânimos.
Por conta da suspeita de uma série de irregularidades, os candidatos derrotados na eleição ameaçam entrar com uma ação judicial pedido a anulação do pleito.  
São dezenas de denuncias, que vão da suspeita de compra de votos, direcionamento das eleições, fraude e até o sumiço de urnas eleitorais.
Pelo menos três urnas deixaram de ser apuradas e ainda estavam sob a responsabilidade de funcionários das escolas Raimundo Hermínio de Melo, no bairro Raimundo Melo; Raimundo Borges, no Jardim Eldorado e escola Iracema Gomes, no Segundo Distrito.
A candidata apoiada pelo Partido dos Trabalhadores e atual presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Rosana Nascimento, foi eleita com a maioria dos votos (1.978), 361 votos a mais que o segundo colocado, Raimundo Accioly.
Na manhã desta sexta-feira (30), o candidato da chapa 5, professor Justino de Queiroz da Costa Neto afirmou que estará com seus advogados entrando com uma ação na Justiça acreana pedindo a impugnação do pleito eleitoral.
“Vemos com muita tristeza tudo o que ocorreu durante o pleito eleitoral, somos a favor da lisura e da transparência, mas o que vimos durante a eleição do Sinteac foi uma estrutura para favorecer a chapa 4, foi uma manobra política para eleger a candidata Rosana. Vamos entrar com uma ação judicial para pedir a impugnação da eleição do sindicato, mas queremos deixar claro que não é pessoal, é sim a busca da moralização, de um sindicato sério, transparente e sem atrelamentos políticos”, disse professor Justino.
Segundo os descontentes, as falhas no processo eleitoral foram evidentes, várias urnas foram levadas ao local de apuração por meio de taxistas, mototaxistas e até diretores de escolas.
Consta nas denúncias apresentadas, que algumas urnas chegaram a quadra do Colégio Acreano (local da apuração) violadas, com os lacres de segurança rompidos.
Por conta dos indícios de fraude, a apuração dos votos foi suspensa por mais de duas horas, mas depois de uma reunião com os candidatos o presidente da Comissão Eleitoral, professor Augusto Rosas decidiu continuar com a apuração dos votos, apesar dos fortes indícios de fraude.
Neste momento a comissão eleitoral e representantes das chapas que disputaram a eleição do Sinteac estão reunidos para decidir quais medidas serão adotadas para solucionar o imbróglio formado pelas denuncias e as suspeitas de fraude.

 Fonte: Contilnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário