CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

ENCONTRO DE NOVOS PREFEITOS É REALIZADO EM RIO BRANCO

O encontro de novos prefeitos é realizado nesta sexta-feira (16) no auditório da Federação do Comércio do Acre (Fecomércio-AC) em Rio Branco. O evento reune os 22 prefeitos do estado com técnicos de 11 ministérios da república, e tem como objetivo aproximar o Governo Federal dos municípios, auxiliando os novos gestores neste primeiro ano de mandato.
Em cada estado do país, o encontro é realizado com a programação adequada ao contexto do lugar, levando em consideração suas necessidades.  Na ocasião, os prefeitos têm acesso às oficinas de capacitação técnica e salas de atendimento individualizado foram montadas para tirar dúvidas dos gestores quanto a convênios e programas federais.
Segundo o subchefe de assuntos federativos da presidência da República, Olavo Noleto, a intenção principal desses encontros é levar muita informação aos gestores. "Tanto informação geral como tirar dúvidas individuais. Cada prefeito vai ser atendido por cada órgão federal. Aquilo que em Brasília ele gastaria duas, três semanas para fazer, aqui ele pode fazer em um dia", afirma.
Fato comprovado pelo prefeito do Jordão, Elson Faria. Ele diz que trazer Brasília para o Acre é de grande valia para sua gestão. "É de grande importância principalmente para o Jordão, pelo fato do município ser isolado. Quando eu tenho que deslocar uma equipe para Brasília para ter informações nos diversos ministérios eu tenho um custo imenso. E por conta disso, às vezes deixo de ir", conta.

Situação vivida também pelo prefeito do Bujari, Antônio Raimundo. "Os nossos técnicos ainda não tiveram oportunidade de ir aos ministérios, então os ministérios estão vindo ao Acre. É o momento da gente tirar todas as nossas dúvidas, principalmente referentes a educação e saúde, com relevância muito grande para o Acre. Então é uma ótima contribuição do Governo Federal", ressalta.

​O prefeito da capital acreana, Marcus Alexandre, afirmou que vai aproveitar a oportunidade para pedir pessoalmente a ministra da Articulação Institucional, Ideli Salvatti, maior liberação de recurso para emendas e convênios.  "Os municípios do norte têm uma baixa arrecadação de receita própria e dependem dos repasses do FPN, no caso do governo federal e do ICS, no caso do estado. Vamos pedir esse apoio para a gente possa cumprir com as obrigações".
Fonte: G1.com/Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário