CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

TARAUACÁ: FILHOS DE PRODUTORES RURAIS VÃO PARA A ESCOLA DA FLORESTA


Uma turma, com dezenove (19) filhos de produtores rurais de Tarauacá, foram participar do curso técnico em Agroecologia executado pelo Instituto Dom Moacyr, por meio da Escola da Floresta Roberval Cardoso. 
Inicialmente eram somente sete (07) vagas para o município, mas como houve desistência em outros municípios da região as vagas foram remanejadas para Tarauacá que tinha tido mais de 100 inscritos no processo seletivo. 
As aulas iniciaram no último dia 18, e ocorrem na Escola da Floresta Roberval Cardoso, antigo colégio Agrícola, em tempo integral, em sistema de residência. 
A escola da Floresta está localizada na Rodovia AC-90, Transacreana - Km 20, em Rio Branco. 
A Escola da Floresta oferta cursos técnicos e profissionalizantes em sistema de residência aos filhos de agricultores familiares do Estado. O curso tem a duração de 18 meses, parte do período os alunos permanecerão realizando atividades na Escola, e em outros momentos, eles atuarão com práticas de aprendizagem em suas comunidades.
O foco de estudo da escola é possibilitar o aprimoramento dos conhecimentos que os educandos trazem de sua vivência nas localidades rurais com técnicas de sustentabilidade, incentivando, por exemplo, a otimização do cultivo por meio de recuperação de áreas degradadas, como o consórcio de espécies madeireiras e frutíferas, que recupera e enriquece o solo ampliando a diversidade de produtos que serão comercializados.
A escola possui várias áreas de estudo, e o que é produzido é utilizado para pesquisa e consumo próprio, como a bovinocultura, avicultura, horticultura, apicultura e frutíferas, além das atividades de piscicultura que irão iniciar na próxima semana.
O curso técnico em Agroecologia é uma ação do governo federal e do Acre por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em parceria com a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Acre (Fetacre) e Instituto Dom Moacyr (IDM).
O governo do Estado apoia políticas públicas que visem beneficiar e fortalecer a produção no campo, proporcionando a qualificação de filhos de produtores rurais para trazer benefícios às suas comunidades.

Fonte: Accioly/Seaprof

Nenhum comentário:

Postar um comentário