CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

quarta-feira, 12 de março de 2014

DEZ CIDADES DO AMAZONAS ESTÃO EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR CAUSA DA CHEIA DOS RIOS

Dados divulgados Nesta terça- Feira  (11) Pela  Defesa Civil  do Amazonas mostram Opaco dez municípios o Estação los situacao de urgencia POR Causa da Cheia dos rios. Como nenhum Cidades e Curso dos rios Juruá (Guajará, Ipixuna e Envira), Madeira (Lábrea, Apuí e Manicoré) Purus (Boca do Acre e Canutama) decretaram Estado de Emergência NAS ÚLTIMAS Semanas. Humaitá, Opaco E banhada Pelo Madeira, Entrou los situacao de Calamidade Localidade: Não Início Mês DESTE.
O  monitoramento  das Cheias also that revelou o total de Nummer de PESSOAS afetadas Pelo Fenômeno E de 66,754, SENDO 13,349 FAMÍLIAS. A situacao FOI ocasionada Pelo volume de Excepcional de Chuvas na Cabeceira dos  rios , Que FICA na Bolívia. Segundo o CPRM (Serviço Geológico do Brasil), Que estuda o Fenômeno, o total de volume das Águas o PODE AINDA Ser Maior, Uma Vez Que como Cheias Vao Ate O Mês de maio.
Gabinete de Crise
Para tentar  oferecer Ajuda  como FAMÍLIAS atingidas, a Associação Amazonense de Municípios (AAM) VEM se mobilizando Junto ao Governo Federal um par  obtenção de  Recursos. Segundo o secretario da AAM e Prefeito de Juruá, Tabira Ferreira, porem, o Processo de e desnecessariamente Longo.
"A burocracia parágrafo  Validar  UMA  situacao de Emergência  nenhum Ministério da Integração Nacional E Muito grande ", Conta. "É Preciso fotos, Documentos, Uma grande QUANTIDADE de Dados pra Opaco Haja uma liberação de Dinheiro e Pessoal. Enquanto ESSE ritmo corre, Mais FAMÍLIAS TEM de abandonar SUAS casas e ficarem desassistidas ", desabafa.
O  Tribunal de Justiça  do Amazonas (TJAM) also anunciou uma Criação de hum Gabinete de Crise Dentro fazer Órgão de para o enfrentamento de DESASTRES Ambientais. Membros Reunindo fazer Ministério Público, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil, Alem do proprio Tribunal, o Gabinete de Crise parágrafo Enfrentamento e Solução de Situações Decorrentes de Calamidades e Desastres Ambientais IRA agilizar a Tomada de ações Pelo TJAM los Situações de Emergência , Como IDENTIFICAÇÃO de vitimas, Acolhimento de Crianças Orfas, Expedição de Documentos Novos, Entre OUTRAS.
O juiz Responsável desen Ser indicado ESTA  Semana  Pelo presidente fazer Tribunal, desembargador Ari Moutinho. O  Nome Mais  provável E o de Adalberto Carim Antônio,  da titular Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias da Comarca de Manaus (Vemaqa).
Usinas deverão auxiliar FAMÍLIAS atingidas los RO
Como  Empresas responsáveis  ​​Pela Construção das usinas hidrelétricas Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira (RO), deverão atender imediatamente como Necessidades Básicas da População atingida Pela enchente Histórica do rio, Como Moradia, Alimentação, Transporte, Educação e Saúde. A decisão liminar da Justiça Federal E los Rondônia, atendendo uma UMA Ação Civil Pública contra a Energia Sustentável do Brasil, Responsável Pela Usina Jirau, ea Santo Antônio Energia, Opaco ControlA a Usina Santo Antônio, ALÉM de o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
O Auxílio desen Ser Feito enquanto durar a situacao de Emergência e ATÉ Que Haja UMA decisão definitiva sobre Compensação, indenização UO realojamento. Como Populações atingidas deverão Ser identificadas pelas Defesas Civis municipais, Estadual e  Federal . Como Duas hidrelétricas TEM Prazo de dez dias do parágrafo comprovar à Justiça Federal Que estao cumprindo ESSE artigo da decisão liminar e Multa Pelo descumprimento e R $ 100 mil POR dia.
A Ação movida FOI Pelo Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado, Pela Ordem dos  Advogados  do Brasil, Defensoria Pública da União e Defensoria Pública do Estado de Rondônia. Como Empresas Terao 90 Dias de para comprovar à Justiça Federal S Andamento de Novos Estudos sobre OS Impactos de barragens SUAS, soluçar pena de Suspensão de SUAS licenças de Operação.
A decisão liminar aponta Opaco, EM UM Primeiro Momento, Nao HÁ Elementos suficientes par se atribuir uma inundação AOS efeitos das barragens, JA that decorre fazer aumento da Vazão fazer  Rio Madeira . "Por Outro Lado, MESMO NAS Opaco Construções das usinas Santo Antônio e Jirau tenha-se optado Pela Tecnologia denominada de usina a fio d` Água, decerto Opaco um Elevação do Nível fazer do Rio Madeira conduziu à Formação e Reservatórios, com inundação, um Montante , AINDA Opaco los proporção Menor, se comparados com o Opaco se formaria se Aplicada a Técnica tradicional de barragem, e com Reflexo nn afluentes ", Diz uma decisão.
A  Energia Sustentável  do Brasil Disse Que Só Vai se pronunciar formalmente Juízo em, POR Meio dos Advogados. No entanto, a Empresa informou, Por Meio de SUA Assessoria de Imprensa Opaco ", apesar de Nao ter Influência Direta na Cheia do rio", Tem ajudado a Defesa Civil Estadual e Municipal não Auxílio como vitimas da enchente. A Santo Antônio Energia AINDA Localidade: Não se posicionou sobre a decisão.

Recentemente, o Operador Nacional do Sistema Elétrico determinou o Rebaixamento do Nível fazer fazer Reservatório da Usina Santo Antônio, parágrafo evitar Que tão afetadas Estruturas Provisórias de Jirau fossem, Por Causa da Cheia. Com ISSO, FOI necessario o desligamento de 11 das 17 turbinas de Santo Antônio, o Porque Localidade: Não HÁ Água Suficiente na barragem de para permitir o funcionamento dos Equipamentos.
Fonte: Jornal Ac24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário