CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

domingo, 3 de maio de 2015

A TARAUACAENSE PROF.ª DR.ª LUÍSA GALVÃO LESSA KARLBERG É ELEITA PRESIDENTE DA ACADEMIA ACREANA DE LETRAS

Blog Alma Acreana - A Prof.ª Dr.ª Luísa Galvão Lessa Karlberg, com a chapa intitulada “Tecido da Cultura Acreana”, foi eleita nova presidente da Academia Acreana de Letras (biênio 2015-2017).

A eleição ocorreu neste dia 30 de abril, na Casa de Cultura, em Rio Branco. Luísa Lessa nasceu nas cabeceiras do igarapé Humaitá, afluente do rio Muru, distante oito dias de barco da cidade de Tarauacá. Iniciou os seus estudos em Cruzeiro do Sul, depois em Rio Branco, e, em seguida, Rio de Janeiro. 

Uma das maiores estudiosas de linguagem da região, Luísa Lessa possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Acre - UFAC (1979); Mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1985); Doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1992); Pós-Doutorado em Lexicologia e Lexicografia pela Université de Montréal, Canadá; Professora aposentada da Universidade Federal do Acre (2003); Professora Visitante Nacional Sênior - CAPES (2010-2014). 

Além disso, atualmente escreve para os jornais: Agência Amazônia de Notícias (2008-2014); Gosto de Ler (2010-2014); A Gazeta (1988-2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Dialectologia Social, Linguagem e Ensino, Linguagem e Identidade Cultural, Lexicologia e Lexicografia, Onomasiologia, Fonologia da Língua Portuguesa, Semântica da Língua Portuguesa, História da Língua Portuguesa, O Português do Brasil, Gramática Histórica, Filologia Românica, Produção Textual, Redação Jornalística I, Gramática da Língua Portuguesa, Estilística da Língua Portuguesa, Linguística Aplicada ao Ensino de Português, Redação Jornalística II, Redação Jornalística III, Redação Jornalística IV, Epistemologia e Metodologia da Pesquisa. 

É autora do Atlas Etnolinguístico do Acre - ALAC (1991-2015); Autora do Dicionário do Acre (2003); Autora de Termos e Expressões Populares do Acre (1985); Autora do Glossário Vale do Acre: látex e agricultura de subsistência (1996); Autora das Cartas Lexicais do Atlas Etnolinguístico do Acre (2011). 

É membro da Academia Acreana de Letras; Membro Fundadora da Academia dos Poetas do Acre;  Membro da Academia Brasileira de Filologia; Membro da International Writers and Artists Association (IWA), sediada na cidade de Toledo, Ohio, USA. Coordenadora da Pós-Graduação em Língua Portuguesa (Campus Floresta (2011-2018); Orientadora de Pós-Graduação em nível de Mestrado e Doutorado; Orientadora de Pós-Graduação Lato Sensu; Orientadora de bolsistas PIBIC (Campus Floresta - UFAC); Pesquisadora DCR do CNPq (2015-2018). Grã-Chancelar da medalha J.G. de Araújo Jorge, pela Academia Juvenil Acreana de Letras. 

A nova diretoria é composta por: 
Presidente: Luísa Galvão Lessa Karlberg 
Vice-Presidente: Claudemir Mesquita 
1º Secretário: Margarete Edul Prado Sousa Lopes  
2º Secretário: Maria de Fátima H. Almeida 
1º Tesoureiro: Álvaro Sobralino Neto 
2º Tesoureiro: Olinda Batista Assmar 
Diretoria de Patrimônio: Francisco de Moura Pinheiro Diretoria de Imprensa: Sílvio Martinelo 
Diretoria de Biblioteca: Mauro D’Ávila Modesto 
Relações Públicas: Dalmir Rodrigues Ferreira 
Assessoria Jurídica: João Crescêncio de Santana 

CONSELHO FISCAL: 
Naylor George 
Florentina Esteves

Edir Marques de Oliveira. 
Matéria: Blog Tarauacá Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário