CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

quinta-feira, 18 de junho de 2015

ANCIÃ MORRE APÓS RECEBER TROTE DO SEQUESTRO FALSO NO ACRE; BANDIDOS COBRARAM RESGATE POR FILHA

Francisca de Oliveira Mendonça, de 63 anos, morreu na madrugada de hoje (18) após receber um trote que anunciava o sequestro de sua filha mais nova. O fato aconteceu no bairro Vitória, em Rio Branco (AC). O golpe aplicado diariamente vem crescendo em todo o Brasil. Acontece por meio de uma ligação na qual os criminosos encenam o sequestro de um familiar da vítima (principalmente filhos) e exigem como resgate dinheiro ou até cartão para crédito de telefonia celular.
“Eles disseram para minha mãe que tinha sequestrado a filha mais nova, Maria José, ela se acordou apavorada com o telefonema, caiu e bateu a cabeça”, disse Maria de Jesus, a filha mais velha de dona Francisca.
A filha mais nova, Maria José, supostamente sequestrada, estava em casa na hora do trote. Ainda de acordo a família, dona Francisca sofria do coração e não resistiu ao impacto da falsa notícia. Os sequestradores exigiam o pagamento de R$ 10 mil.
“Ela ainda chegou a ser socorrida pelo SAMU, os paramédicos passaram quase uma hora e meia tentando reanimá-la, mais depois de várias tentativas não teve jeito” acrescentou a filha.
O corpo de dona Francisca já foi liberado pelo Instituto Médico Legal e está sendo velado em sua residência, no bairro Vitória, na região alta da cidade. O enterro acontece na manhã de sexta-feira (19).
O ac24horas ouviu Marcos Mustafa, especialista em segurança. Ele afirmou que a extorsão tem se consumado embora o golpe do sequestro falso não tenha se sofisticado nos últimos tempos. Mustafa disse que nesse tipo de crime os bandidos agem no psicológico das vítimas.
Em caso de receber uma chamada, a primeira coisa é tentar manter a calma. “Não é fácil para um pai ou mãe se controlar mediante uma situação dessas, mas em todo caso a gente reforça a importância de agir friamente. E é importante lembrar que nenhum sequestro real exige um tempo tão curto para efetuar o depósito do resgate, portanto pedidos imediatos já levantam suspeitas”, explicou.
Outro ponto é que geralmente a vítima se entrega sem notar. Ao ouvir a voz do suposto familiar capturado, acabam revelando o nome do mesmo. Então atitudes simples, como perguntar para a voz do outro lado da linha “qual o seu nome?”, “quem está falando?” podem desmascarar o golpe.
“Nunca se deve revelar detalhes ou nomes de familiares, ou se desliga imediatamente o telefone e entra em contato com a suposta pessoa sequestrada ou se mantém a calma e, posteriormente, liga para a Polícia” acrescentou o especialista.

Algumas dicas práticas também estão sendo difundidas por policiais que investigam este tipo de crime, como: O uso de senhas em aparelho celular, que dificultam o acesso a agenda, em perdas e roubos; A necessidade de orientar idosos, crianças e empregados a não prolongar conversas telefônicas com desconhecidos; Desconfiar de ligações de cadastro seja elas do banco, da operadora, ou qualquer outra prestadora de serviço.
Matéria: Ac24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário