CONTATOS

CONTATOS: Email: ader_francatk@hotmail.com / Telefone: (68) 9991-1106

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

PARTIDOS NANICOS SE REBELAM CONTRA O PT E “PRIVILÉGIOS” AO PCDOB

Foi formada hoje na Aleac a “Frente Parlamentar dos Nanicos”. Decisões: só votarão matérias do governo em bloco. Nenhum deputado do bloco conversará com o governador Tião Viana assuntos políticos sozinho. Tem que ser com os sete deputados presentes. Querem mais espaços no governo. Não aceitam que o cambaleante PCdoB, com apenas um deputado, tenha secretarias e mais de 500 cargos no Governo. Que o pequeno PSB tenha mais cargos que todos os seis partidos do bloco rebelde, formado pelo PDT-PRP-PPL-PTN-PSDC-PRB. Decidiram ser uma frente de enfrentamento contra as imposições do PT. E ameaçaram: se houver retaliação contra qualquer dos participantes do bloco todos entregarão o cargo no governo. Na próxima coluna esmiúço com detalhes.
Verticalidade política
O deputado federal Alan Rick (PRB) está sim sendo considerado fora da FPA. O secretário de Ações Institucionais do Governo, Nepomuceno Carioca, que deu a notícia para a coluna reafirmou em seguida e apenas pediu que fosse acrescentado um adendo ao que já foi divulgado pela coluna, de que o rompimento não se dá somente pelo fato de Alan Rick (foto) ter declarado voto contra a criação da CPMF, proposta da presidente Dilma Roussef, a ser enviada ao Congresso, mas, principalmente, pelo fato do PRB ter rompido nacionalmente. O governador é leal à presidente Dilma, se aconteceu o rompimento em Brasília tem que ocorrer no Acre, pondera o Carioca. Outra fonte do PT consultada pela coluna me disse ontem que já existia um afastamento natural entre o governador Tião Viana e o parlamentar do PRB, que não estavam afinados politicamente. Este é um fato político importante porque não se sabe qual será a posição oficial do PRB a respeito desta crise com o PT, já que tem um deputado federal, deputado estadual, vereador, sendo bem estruturado em quase todos os municípios.

É muita ingenuidade!
É muita ingenuidade do vereador Manoel Marcos (PRB) atacar o secretário Nepomuceno Carioca por considerar o deputado federal Alan Rick (PRB) fora da FPA, como se a notícia que passou á coluna não tivesse vindo do andar de cima. O Carioca, senhores nanicos, não faz nada da sua cabeça de forma estabanada, mas é um cumpridor de missões especiais. Claro que atacar o Carioca é muito mais cômodo.

Nada de anormal
O governador Tião Viana ser extremamente solidário com a presidente Dilma é normal. Ambos são do PT. É  do seu caráter a lealdade. Em política não se pode contar com um aliado pela metade, se conta ou não se conta. Assim é que eu entendo a atividade da política

Panos quentes do Jorge Viana
Nota enviada pelo senador Jorge Viana (PT) a respeito do episódio Alan Rick (PRB): “Li com preocupação nota na tua coluna sobre a eventual saída do deputado federal Alan Rick da Frente Popular. Sei que temos problemas mas, pelo menos estes, são absolutamente contornáveis. Conversei com o deputado Alan Rick e com o governador Tião Viana e não há intenção de ruptura. O Tião tem se esforçado para vencer este momento difícil e realizar um bom governo. O Alan Rick, que inicia a sua carreira já como Deputado Federal, também tem procurado ajudar naquilo que é essencial. Seria um grande prejuízo a saída de um Deputado Federal da Frente Popular. No momento não há problema que uma boa conversa não resolva. Aliás, está marcada uma conversa para esta semana do governador com o deputado federal Alan Rick onde espero que todo desentendimento possa ser superado. O momento é de extrema dificuldade e o que precisamos é a união de todos”. Senador Jorge Viana (PT).

Nota reconhece o desentendimento
A Nota do senador Jorge Viana (PT) reconhece que há um desentendimento entre Alan Rick e Tião Viana e tanto é que pontua que seria um grande prejuízo a saída do parlamentar da FPA. A Nota só vem reafirmar com os naturais panos quentes ser verdadeiro o furo da coluna da briga. E até porque veio por meio de alguém da mais alta credibilidade do governo, o secretário Nepomuceno Carioca. O qual, eu considero um dos mais confiáveis do governo

Entre a espada e a bíblia
O Pastor da Igreja Batista do Bosque, Agostinho Gonçalves, me disse ontem crer que é uma crise passageira, que está aprofundando conversas com o governador Tião Viana e o seu pupilo, deputado federal Alan Rick (PRB), para que o parlamentar continue na FPA.

Assembléia Legislativa 50 graus
As relações entre o PSDC é o governador Tião Viana estão a um fio do rompimento político, depois do duro discurso de ontem do deputado Eber Machado (PSDC) acusando o governador Tião Viana de manobrar para tomar a presidência do PSDC do presidente José Afonso.

Confronto áspero
O discurso acabou num confronto oral áspero. O líder do governo, deputado Daniel Zen (PT), negou a participação de Tião Viana no episódio, o que redundou em duas frases: “entre a palavra do governador e a do meu presidente José Emayel, fico com a do meu presidente”- deputado Eber Machado (PSDC). Réplica do deputado Daniel Zen (PT): “entre a palavra do seu presidente Emayel e a do governador Tião Viana fico com a do governador”.

PDT revoltado
Os deputados do PDT, Heitor Junior e Jesus Sérgio, foram solidários ao discurso do deputado Eber Machado (PSDC) e também denunciaram o PT de querer tirar o ex-deputado Luiz Tchê da presidência do PDT, lhe reafirmaram apoio a qualquer posição que o partido tomar.

O PEN de amanhã
O deputado Geherlen Diniz (PP) foi irônico com os deputados Heitor Junior, Jesus Sérgio e Eber Machado: “venham para o PP ou o PT fará com vocês o que fez com o PEN, liquidou todos seus deputados”.

Revolta incontida
Após a sessão ainda aconteceu uma reunião dos representantes dos “nanicos” José Afonso, Osmir Lima, Eber Machado, Luiz Tchê, alguns parlamentares, todos revoltados. O deputado Daniel Zen (PT) tentou contemporizar o episódio, mas foi rechaçado por todos os presentes.

Sabe de nada, inocente
“Este moço que se diz vereador é um desinformado, não lê, por isso me criticou sob alegação que estou me metendo em problemas municipais”, desabafo do deputado Jairo Carvalho (PSD) contra o vereador Gabriel Forneck (PT), que o acusou de dar palpite no projeto que regula o serviço intermunicipal de Taxi. Gabriel errou: o projeto é de autoria do governo estadual.

Fora de política
O secretário da SEAPROF, Nil Figueiredo, descarta qualquer possibilidade de ser candidato em 2016 e diz que quer apenas continuar levando a assistência do governo ao homem do campo.

Conversas e convites oficiais
Um assessor do senador Gladson Cameli (PP) me disse ontem que ele chega na quinta-feira para ter uma rodada de conversa com os presidentes dos partidos nanicos rebelados, para fazer um pacto político para que todos engrossem a oposição, numa grande coligação.

Entrou pela noite
Às 18 horas aconteceu uma nova reunião com os presidentes dos partidos nanicos para uma deliberação conjunta de protesto contra os episódios acontecidos com o PDT e PSDC. Foi reafirmado o pacto que se o governo mexer em um cargo dos partidos, todos entregarão.

Conspirando entre quatro paredes
Numa reunião em uma emissora de televisão com alguns políticos, o ex-deputado Edvaldo Sousa, sem partido, soltou que poderia ser candidato a prefeito de Rio Branco. Como é que eu soube deste trecho da sua conversa? Ora, Edvaldo, paredes têm ouvidos, não sabia?.

Poderia hoje ter um nome
Sobre o fato do PT ainda não ter um bom candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, o deputado Jonas Lima (PT), comentou com a coluna: “se tivessem investido no Taumaturgo Lima hoje o PT não estaria correndo atrás de um nome”.

Questão agrícola
O Acre não é destaque no setor agrícola a ponto de ser exemplo nacional como insinuam os deputados Jonas Lima (PT) e Lourival Marques (PT). Nem tampouco é verdade o que diz o deputado Jairo Carvalho (PSD) que o governo Tião Viana não investiu nada no setor. Foi sim neste governo que mais se investiu na agricultura. Os dois lados deixem de exageros.

Ainda não foi inventada
O deputado Jairo Carvalho (PSD) deve se policiar quando fizer críticas. Atacou o governo por não destinar máquinas aos agricultores para a colheita da mandioca . Algo impossível de acontecer: este tipo de máquina não foi ainda inventado.

Convite oficial
O senador Gladson Cameli (PP) convidou Isac Lima, irmão do deputado Jonas Lima (PT), para ser candidato a prefeito de Mâncio Lima pelo PP. A fonte foi de um vereador do Juruá. Isac é pré-candidato a prefeito do município pelo PT.

Boa vontade não resolve
O pior que poderia acontecer para o deputado Nicolau Junior (PP) foi a nomeação de um irmão para dirigir a SUDAM. O órgão deixou de ser prioridade no governo federal, seu orçamento disponível é zero, não vai poder ajudar o Acre em nada, principalmente nesta crise.

Se arrependimento matasse……..
O deputado Jesus Sérgio (PDT) diz que se arrepende de não ter assinado na CPI da BR-364, já não acredita que o DNIT possa fazer um bom trabalho de recuperação da estrada este ano.

Só se quiser
O ex-deputado federal Henrique Afonso (PSDB) só não será candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul se não quiser, portanto, qualquer manobra dentro da oposição para lhe forçar a retirar a candidatura é inócua. Tem o apoio irrestrito do PSDB.

Sem coligação
O deputado Jesus Sérgio (PDT) descarta qualquer aliança com o PT em Tarauacá, o partido deverá disputar a prefeitura do município com o vereador Chico Batista (PDT), com vários mandatos e sempre o mais votado.

Rasteira a caminho
O vereador Manoel Macedo (PP) trate de ficar atento para uma rasteira, o prefeito James Gomes (PP) já pensa em outro nome para substituí-lo na disputa da prefeitura de Senador Guiomard, com o apoio do deputado Jairo Carvalho (PSD).

Não entre por este caminho
A candidata para a prefeitura de Brasiléia, Fernanda Hassem, não entre pelo caminho de prometer cargos para conseguir montar alianças, ainda porque primeiro tem de ganhar a eleição.


Alambique oficial
O ex-governador Wanderley Dantas ficou famoso pelas festas que dava no Palácio Rio Branco regadas ao bom wisky. Um dos que mais criticava o culto a Baco do governador era o vereador Aldecino Ferraz (MDB). Certa feita foi procurador pelo Barbosinha, o garçon da residência oficial, para uma aproximação com Wanderley Dantas. Ferraz saiu pela tangente de maneira irônica: “Meu amigo Barbosinha, não vou por recomendação médica. Não posso nem tomar uma cervejota no Bar do Severino, quanto mais freqüentar um alambique”. E Aldecino Ferraz continuou como um duro crítico do governo.
Ac24horas/Blog do Crica

Nenhum comentário:

Postar um comentário